English French German Spain Italian

A ORAÇÃO DE PAULO PELOS COLOSSENSES

TEXTO: COLOSSENSES 1.9-12

A oração de Paulo aos colossenses deveria servir de modelo a todos os líderes cristãos. Paulo está orando, pedindo a Deus conhecimento espiritual para os crentes colossenses. Paulo ora incessantemente! Ele não desanima, está convencido que a vida cristã só será bem sucedida à medida que for imersa no conhecimento da vontade de Deus. O crente não pode agradar a Deus sem o conhecimento de sua vontade, assim pensava Paulo. A experiência produzida por esse conhecimento é transformadora e capacitadora.


O conhecimento que Paulo pede em oração é um tipo de conhecimento capaz de dar ao crente a compreensão necessária das grandes verdades da fé cristã. O termo grego empregado por Paulo é EPIGNOSIS que no contexto de colossenses significa CONHECIMENTO COMPLETO, EXATO.

A oração de Paulo aos colossenses pode ser justificada por três motivos. Os quais são:

  1. Os colossenses sofriam da falta desse conhecimento. Razão pela qual Paulo faz frequentes referências a esse tema. Vejamos:
    ( 1.28; 2.2-3; 3.10,13; 4.5,6).
Os colossenses precisavam beber desse conhecimento. Falsos mestres estavam atacando a suficiência da obra redentora de Cristo e ensinado a necessidade de um conhecimento que seria um tipo de complemento à obra redentora de Cristo. Esse conhecimento (gnosis) era adquirido se sujeitando a uma série de ordenanças (mistura de judaísmo mais filosofia humana) 2.8-16. Esse conhecimento ensinado pelos falsos mestres, não era o conhecimento da vontade de Deus e não produzia uma experiência cristã que o agradava . Ao contrário esse falso ensino estava produzindo um misticismo desenfreado e um retrocesso na vida espiritual dos colossenses.O termo grego usado por Paulo para descrever esse retrocesso é STOIQUEIA. Os colossenses estavam no “A B C” da vida cristã, eram meninos espirituais, não haviam crescido. Por essa reazão Paulo ora para que eles obtivessem o conhecimento completo e exato da vontade de Deus, pois só assim poderiam experimentar uma vida cristã frutífera. Paulo ora para que meninos espirituais se tornem adultos competentes e comprometidos na vida cristã, e isso só é possível à medida que a vida cristã seja imersa no conhecimento exato da vontade de Deus.
  1. Em segundo lugar, a oração de Paulo pelos colossenses se justifica pelo fato de que é o conhecimento de Deus que torna a experiência cristã uma experiência que agrada a Deus. Aos que buscam viver um cristianismo que agrade a Deus, a recomendação paulina é que encham-se do conhecimento da vontade de Deus, sem a qual a vida não pode agradá-lo.
    Os colossenses pensam que exercitando suas vidas no ascetismo religioso poderiam assim agradar a Deus. Costumes, regras de denominações, revelações de falsos mestres, prática de piedade etc. Nada disso pode fazer a vida cristã ser uma vida que agrade a Deus. Deus só se agrada da vida do crente quando esta vida estiver embebida da sua vontade. Quer você meu irmão viver uma vida que agrade a Deus? Quer mesmo? Então dedique-se em oração pedindo conhecimento espiritual a Deus, aplique-se ao estudo das Escrituras e peça a iluminação do Espírito para ser bem sucedido em sua vida cristã.
  1. Em terceiro lugar, a oração de Paulo por conhecimento é uma oração por poder. Pois as duas coisas andam juntas.Não existe poder, onde não haja conhecimento. A consequência natural do conhecimento de Deus é uma vida cheia do poder de Deus! Paulo acrescenta que este poder produz três grandes virtudes que se desenrolam na práxis cristã, as quais são;

PERSEVERANÇA- no grego – HUPOMONE- Capacidade para suportar as coisas e fazer com que essas coisas permutem em glória.

LONGANIMIDADE- no grego- MAKROTHYMIA- Paciência com pessoas. Capacidade de suportar as pessoas sem ser afetado por suas malícias, antipatia e crueldade.

ALEGRIA- no grego – CHARA- É um gozo, um contentamento em toda e qualquer situação.

Uma vida cheia do poder de Deus tem que refletir na prática essas virtudes.

Em resumo, podemos dizer que a oração de Paulo pelos colossenses é uma oração por compreensão das verdades da fé cristã. É uma oração para que a vida cristã se desenvolva de modo a agradar a Deus. E é uma oração pelo poder que se desdobra na prática da vida cristã como perseverança, longanimidade e alegria.

Acredito que o melhor modelo de oração cristã em todo o Novo Testamento é o oferecido por Paulo em colossenses.E o motivo é simples, sem o conhecimento da vontade de Deus, não há vida cristã, não há como agradá-lo! O objetivo principal da vida cristã se resume em conhecer a vontade de Deus para agradá-lo. Todos os outros temas do cristianismo orbitam em torno desse tema principal.